Usemore: faça mais com seus recursos

A cidade de Austin, no Texas, EUA, tem se notabilizado por uma recente e bem-vinda onda de novas e boas ideias para promover a sustentabilidade entre seus moradores, e isso tem ocorrido por meio de novas legislações, tecnologias e ferramentas e a boa e velha educação.

Um grupo da cidade, disposto a criar algo novo, buscou no básico e no rotineiro uma saída criativa para promover a sustentabilidade dentro de casa.

Entre o que compramos e o que jogamos fora estão todas as coisas que possuímos, essas podem ser divididas em duas categorias: o que usamos e o que não usamos; esse último, para surpresa de alguns, forma um grupo muito maior do que o primeiro. “Se pudéssemos combinar o que não usamos com as necessidades de outras pessoas, teríamos um efeito enorme no desperdício e isso mudaria a forma e a quantidade com que consumimos”.

Assim nasceu a plataforma de mídia social chamada Usemore, com base no princípio de se fazer mais com os recursos que possuímos em vez usar menos, leva de nove entre dez campanhas a favor do consumo consciente. O programa, ancorado na plataforma Windows Live Services, segue um padrão semelhante ao Twitter o que, graças à sua simplicidade, pode ser acessado de qualquer aparelho ou computador com acesso à internet. O aplicativo permite, dentre outras facilidades, detectar dentre os bens que possuímos aqueles que são pouco ou nada utilizados.

Se você não percebeu o que isso tem a ver com a Pegada Berrini, é simples: São Paulo é uma cidade com uma altíssima taxa de veículos por pessoa, o que implica na inevitável sub-utilizaçao desses automóveis. Se um casal sem filhos possui um carro e o utiliza para se deslocar até o trabalho, dois assentos estarão sempre livres. Assim, para fazer mais bastaria que o produto sub-utilizado (assento traseiro) fosse ofertado aos que necessitam desse produto.

O sistema Usemore disponibiliza, para esse fim, um aplicativo que permite identificar pessoas que percorrem diariamente as mesmas rotas e necessitam ou oferecem carona. Além de aparelhos, eletrodomésticos, móveis e outros produtos básicos de consumo, o aplicativo ainda permite a negociação de serviços.

O aplicativo em si é de fato uma grande ideia que, se levada adiante vai desempenhar um ótimo serviço a favor da sustentabilidade no mundo todo. Enquanto isso não acontece, a ideia pode ser muito facilmente adaptada para os recursos que todos nós dispomos. Que tal começar com uma carona?

Clique aqui para ver o vídeo de apresentação do Usemore.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s